segunda-feira, maio 21, 2012

Outra vez a justiça poética no futebol.

Estou muito contente com a vitória do Chelsea na Champions League. Não foi com um português a treinar, foi com um adjunto italiano que, como italiano que é, veste melhor quer do que Mourinho quer do que Vilas-Boas. Já agora, quem pôs Mourinho a gaguejar pelo BCP? "pôpar, pôpar, pôpar..."
Acontece que foi o Chelsea que eliminou o Barcelona, o que foi mais importante do que a eliminação do Real Madrid, merecida, "normal". Logo, o Chelsea começou e continuou a fazer história, e tem Didier Drogba.
Por outro lado o Sporting mereceu perder a Taça de Portugal tanto quanto a Académica de Pedro Emanuel e Adrien a mereceram ganhar. O efeito Sá Pinto já está gasto? Uma coisa é motivar, outra coisa fazer do holandês um avançado que não falha, do Capel um gajo a jogar para a equipa, da dupla Ismailov-Matias uma soma e não uma subtracção. E se não renovarem a defesa, esqueçam a época que vem. Uma equipa começa a construir-se atrás.
O Sporting era só escola e deixou de o ser. Opção arriscada e que não deu frutos. Adrien deve voltar, André Martins ficar e André Santos pode ir rodar... para a Académica! Se o Rui Patrício vai ser vendido, então aqui vai a equipa do meio para a frente: Adrien, Rinaudo ou Schaars, Ismailov, Matias e Capel; Volfswinkel. Suplentes: André Martins, Elias, Jéfren...
A Académica é um clube com uma cidade por trás. Nunca foi o caso da União de Leiria, logo...

domingo, maio 20, 2012

António Ferra

PRAZER SUPREMO.


Em silêncio comiam caracóis.
E não falavam. Só o gesto regular
do leva-à-boca os comedia
se comer não fosse debicar.
Com o amarelo-malte-mijo-breve
no copo gelado a descer
eles comendo vão, orgasmo lento
como se estivessem a foder.

in Livro de Reclamações, 2010.

Fernando Rente

Escutamos sozinhos / o movimento das pedras adormecidas // até que subtilmente / elas são as dobras / de nosso leito.

terça-feira, maio 15, 2012

Maio 1152

Chocolate.
The light keeps pushing trough.
Siza looks away.
Rosa Mota.
Street Art!

Maio 115

O privilégio de um padrão.
Girls on horses.
Sunset dinner.
Boavista grafitti.
Mário Leandro.

segunda-feira, maio 14, 2012

É na Terra, Não É na Lua (2011)

O documentário “É na Terra Não É na Lua” tem três horas. É curto. “O Corvo, como será?”. Vamos perguntar a Raul Brandão: “Um penedo e vento na solidão tremenda do Atlântico.” Vozes em off, as duas que nos vão fazer companhia. Pensei: “ah, vozes à Cinema Novo!”. Mas são apenas os nossos rapazes a contar a sua aventura, uma aventura que acaba em filme. Pouco depois a noite e as cagarras, na conversa. Tempo suficiente para nos lembrarmos delas, para as levarmos para casa. E que bem gere os tempos este filme. Bom, os corvinos. Ele há o homem mais velho da ilha, o segundo homem mais velho, há o vigia que “via as baleias no fundo do mar”, há o Joca, a mulher que faz os queijos e que os embala como se fossem bebés. O Óscar. Porque escreveu durante quarenta anos um diário de tudo o que se passava na sua ilha para depois o queimar? Esta gente, percebe-se, é definitiva, é negócio fechado. E a ilha, e o Caldeirão. Em qualquer ilha vulcânica a caldeira é a sua explicação. No Caldeirão há o melhor verde da ilha e as imagens abrandam. Mas logo cortam para uma motorizada que acelera. No Traineiras à noite há tecno e Paulo de Carvalho. E há os estrangeiros a quem esta cápsula especial sediada “na Terra não na Lua” fascina e capta: bailarinos, músicos, ornitólogos. E chove. E há o musgão onde os pés se enterram. E há ondas que submergem um porto de brincar. Em 1924, quando Raul Brandão esteve no Corvo, os corvinos só queriam uma bateria para a sua telegrafia sem fios. Hoje o Presidente da Câmara quer um Pavilhão Multiusos. Inês Inês faz para o Gonçalo um gorro típico do Corvo. No fim ficam o gorro e o filme feitos. Acaba tudo com um mergulho e umas luzes psicadélicas à volta do Gonçalo e o seu gorro, a dançar – no Traineiras? Os corvinos, “os existentes e os eternos”. Gente que na pedra se fez de pedra e mais.

quinta-feira, maio 10, 2012

Abril 2012 - 2

Pascoelas!
The lady in pink has just stolen a caramel!
The Simpsons...
Road to Damascus.
Now you see it.

sábado, maio 05, 2012

Abril 2012 - 1

Está o mundo em desarranjo.
Quase irrelevante.
Não, não estou a jogar.
Na casa da esquerda era o talho do Furadouro do meu avô. A casa de que falo vive enrabada por um edifício imediatamente posterior. Não há direito.
Esta é a Melodia.

terça-feira, maio 01, 2012

Pirata ou Mercenário?

Sim, vá, urge uma definição! Que sou eu, pirata ou mercenário? Coleccionador de terras e anexa gente, é esta vida uma sucessão de assaltos e ataques e obtenção dos correspondentes despojos - produto de saque, ou vivo de contrato em contrato, na vida mercenário?

A justiça poética no futebol - 2

Ontem o Sporting ganhou à Académica 2-1. Mas a Académica teve mais cantos, rematou mais vezes à baliza e jogou com o Adrien e o Cedric. Sempre gostei do Pedro Emanuel, com aquele olhar à Barbra Streisand. Ontem não houve justiça poética. Houve sim no facto de o Porto ter ganho mais um campeonato como que clandestinamente, na Madeira, nem houve grande festa. Celebrar o quê? Permitir que um anormal como o Vitor Pereira seja campeão? Agora é, se tudo correr bem, contratá-lo mais um ano, ficar em terceiro ou quarto, e depois mandá-lo treinar para a Grécia! Portanto, vamos aos meus prognósticos poéticos para o fim da época: o Sporting ganha no Porto e empata em casa com o Braga. O Feirense desce e a Académica fica. A mesma Académica leva o final da Taça até ao prolongamento; o Sporting ganha com um golo de... Carrillo, who else? Nesse jogo Anderson Polga parte um osso qualquer à escolha e despede-se do futebol. O capitão do Sporting para a próxima época... não é preciso, está lá o Sá para "apertar com eles"! Bom primeiro de Maio, malta!