quinta-feira, maio 29, 2008

A Não Perder!

Etiquetas: ,

Alnakba 1948

Etiquetas:

Transparente


Afinal resistiu e hoje é moda, ou isso...

Etiquetas:

quarta-feira, maio 28, 2008

2008

Há casas daninhas, pequenas ou grandes, há casas que matam. Se são hospitais matam muito mais. Com o problema de serem grandes. E se neles obram grandes pessoas a ampliar as asas do monstro, a acrescentar escamas à serpente, então o problema adensa-se, o dano é maior e o problema não se restringe a barulhos numa qualquer canalização. Um hospital é uma casa demasiado grande para não ser a casa de ninguém. Por isso e assim estando, todos os dias vividos nesse hospital são como se o mesmo se abatesse pessoalmente sobre cada um dos seus habitantes. Uma e outra vez. Ferindo e ferindo. Até que, de vez em quando, alguém morre ou fica gravemente ferido. A última lesão raramente apontando para o culpado maior, a constelação de paredes e tectos e pesadas portas com código que dá pelo nome que atrás disse. E o que está dito está dito.

Etiquetas:

segunda-feira, maio 26, 2008

Altitude do ponto de visão 16,15 km (Argélia, Saará)

Etiquetas:

Assim estamos

Etiquetas:

A meio caminho


... entre Kabul e Peshawar, na fronteira leste do Afeganistão, existe um pequeno templo na localidade de Hadda. No museu Guimet - Paris - está esta peça em estuque, retirada desse templo, com 1600 anos, em cujos traços se funde o desenho helenista, resultado da expansão de Alexandre, e o mundo indiano logo ao lado. No Afeganistão portanto, a mais rude das terras...

Etiquetas:

Number One (to be the)


Paul Klee aliava um grande sentido de humor à sua versão de um certo sub-surrealismo. Podemos portanto jocosamente dedicar a pintura ao lado, do acervo do Guggenheim de NY, a todos aqueles que querem chegar (e estar) primeiro…


Runner at the Goal, 1921.

Etiquetas:

domingo, maio 25, 2008

Guga


Despediu-se hoje do ténis Gustavo Kuerten, o Guga. Aos 31 anos, duas vezes operado a uma anca que não pára de doer, o mais feliz dos tenistas e um dos mais dotados da sua geração decidiu parar de vez.
Assim fosse sempre o desporto de alta competição, sendo que este rapaz sempre punha nas suas participações a sua personalidade - humilde, bem disposta, simples. "Ainda vai dar para fazer um surfinho, uma partida de futebol em fim-de-semana..."
Dos campeões nascidos em Roland Garros (1997) foi dos que melhor progrediu nos outros pisos, tendo por exemplo ganho um Masters, e sido nº1 do mundo. A sua humildade quase faz esquecer que ganhou 3 Roland Garros, um Masters e um Torneio ATP. A sua última grande vitória foi em 2004, em Roland Garros, nuns quartos-de-final que já eram uma das suas "reaparições". Despachou.. Federer, sim, e por 3-0 (parece que um triplo 6-4), a última derrota concedida até hoje pelo suiço a zero.

Etiquetas:

Miley Montana



A polémica do momento: a sessão de fotos para a Vanity Fair dada por Miley Cyrus, a estrela Disney Hannah Montana, que tem 15 anos. Na presença de pai e mãe - lembro que o pai é actor na série de TV, e coresponsável pelo lançamento musical da miúda. Esta diz que a sua série televisiva (primetime Disneychannel) se inspirou muito na série "Sex and the City", pelo companheirismo entre os personagens...
Creepy wrong...

Etiquetas: ,

Mamografia última Geração

Costa Cabral é uma rua confusa no que diz respeito aos sentidos, ao tráfico digo. Por questões profissionais tenho porém que a frequentar todos os dias com o meu automóvel. É uma rua de picos e vales de movimento, muito estacionamento supranumerário e muitas casas que vale a pena ver, extensão última de uma cidade que não há muitos anos acabava ali.
Reparei um destes dias numa zona de maior movimento no passeio poente, à porta do que parecia ser uma clínica médica. No dia seguinte mantinha-se o movimento constituido por mulheres, idades variáveis bem como as fisionomias, volumes e beleza. Num letreiro lateral a uma porta estes dizeres “Mamografia – Última Geração”, e logo por baixo “tirar ticket e esperar pf”. Fui pensativo para casa, ou melhor, intrigado; ou melhor ainda, dubidativo sobre este facto estranho de haver mulheres a fazer fila para um exame do qual, dentro do meu parco saber, tinha eu ideia de ser um pouco molesto e desconfortável, donde impopular. Entre sorrisos privados fui ao computador investigar, mas o Google respondeu-me apenas com últimos modelos de máquinas cuja função, método e resultados assumi que seriam similares às presumidas gerações anteriores da coisa.
Arrisquei: no dia seguinte, e após passar em Costa Cabral e constatar a mesma presença de uma mole feminina à porta da Clínica N. Sra. dos Prazeres, porta 78, r/c E, decidi perguntar a uma colega de emprego se ela tinha ouvido falar destas mamografias de última geração que especificamente ali, em Costa Cabral, estavam a causar furor...
A moça, aparentemente surpreendida pela pergunta, perguntou primeiro “onde, onde?” e depois “ah, não sei...” mas com tal divergir de cores e gestos que percebi logo que sim sabia do assunto em questão. No primeiro momento livre liguei para a tal clínica.
A pedido de uma esposa inexistente, disse, pretendia marcar o referido exame, o tal exame, o mistério que afinal, dentro de uma lógica Lyncheana sempre surgia à esquina na mais banal das ruas, Costa Cabral para o caso. Liguei, e a rapariga que atendeu primeiro fez-me especificar uma e outra vez que queria a mamografia, “mas última geração”! Que sim, que sim, caramba e já agora porque se chamava assim, última geração? Não obtive resposta. Insistiu bastante em obter o contacto da minha esposa, o qual dei, imaginário. Consegui porém que me enviasse um folheto de instruções para “casa”, pois segundo a rapariga “é um exame que requer algum tempo e é um pouco diferente do habitual – mas a sua esposa já deve saber!”. Se sabia não me tinha contado, para além de não existir, o que dificultava qualquer diálogo entre os dois.

Dois dias depois chegou-me o folheto a casa – o que só mostra afinal descuido pois não tinham confirmado o nº de telemóvel – inexistente - que tinha dado.
Rezava assim:

“Exma Sra.:
Mamografia é uma palavra composta de dois termos, ambos com origem no latim. O exame radiológico que recebe este nome é um visão reduccionista da temática em questaõ. A ideia subjacente é a construção de “um desenho, uma imagem” compreensiva de uma parte do corpo feminino cujo nome reside paredes meias, dentro mas também fora da raiz da maternidade. A mamografia convencional desenha em Rx uma imagem em negativo da glândula mamária e de algum do tecido envolvente. Julgamos portanto ser esta imagem redutora do que é o peito feminino. Assim, nos próximos três dias, em três sessões de quarenta minutos e com ajuda nos nossos reputados técnicos em mamografismo, vamos poder caracterizar os seus seios no que diz respeito a uma infinidade de aspectos, que a posteriori serão explicitados num relatório detalhado e resumidos em três índices segundo a famosa escala de Curitiba-Ceará, 3ª versão simplificada: os seus seios, direito e esquerdo, vão ser classificados de um a dez no que diz respeito a -

a) agudeza
b) persistência
c) subtracção


Qualquer pontuação inferior a sete em um destes itens merecerá um mês grátis dos nossos produtos dirigidos para a resolução dos problemas diagnosticados por este exame.
Como extras tem direito a uma mamografia/ecografia clássicas bem como à frequência de um mini-curso sobre saúde mamilar.

P.S.: o técnico Ricardinho não está ao serviço por subluxação da 1ª interfalângica do indicador esquerdo. Pelo facto pedimos as nossas desculpas.”

Etiquetas: ,

Gil de Carvalho - 2

No leituras.

Etiquetas:

Avram Grant



Faça-se justiça a este homem - pode-se falar de sorte, pela ausência de lesões no fim do campeonato, pode-se dizer outras coisas, mas que o "seu" Chelsea esteve a milímetros de humilhar o Man United, esteve. Com ele tivemos o melhor Ballack, a máquina Lampard, o fantástico Essien, a fera Drogba. E Ricardo Carvalho como se quer. Possivelmente pela discrição do personagem terá havido uma melhor gestão afinal do balneário. E não fez questão de recuperar o irrecuperável: Sevchenko.
Já foi despedido.

Etiquetas:

sexta-feira, maio 23, 2008

Gil de Carvalho

Uma Artista - Obras Recentes


Diz a tua amiga, de Veneza,
Que fotografas transformações.
Curvinhas do yin e yang.
Alternando alto e baixo
Os pequenos e os grandes lábios.


in Viagens 1978-2008, Ass&Alvim

Etiquetas: ,

terça-feira, maio 20, 2008

Paul Theroux

Livro no Leituras.

Etiquetas:

segunda-feira, maio 12, 2008

Euro 2008

• "21:01 - Pedro Lopes Silva
Não percebo como vai o Nuno Gomes e o Postiga e eu não .....mas enfim...."


Comentário postado hoje no Record em resposta à convocatória do Scolari para o Europeu...

Etiquetas: ,

Novos links

À falta de ter muito que escrever vou acrescentando paulatinamente links fixes, certo?

Etiquetas:

Loureiro's...


"Coleccionei instantâneos pessoais,
retrospectivei expressões superficiais.
magníficos dias atlânticos,
no jogo e na arte de viver


revisitei mais desenhos animados,
vertigens de mim, sinais doutros sinais.

magníficos dias atlânticos,
brisas e amor, prazer pelo prazer."

Esta canção tem 19 anos, e o João Loureiro tem agora muito menos juizo do que tinha naqueles tempos, embora já então constasse que as relações intragrupo não eram fáceis...
Antigamente o João apenas cantava mal, hoje afunda clubes de futebol! Ainda dizem que é para acreditar na Teoria da Evolução!

Etiquetas: ,

domingo, maio 11, 2008

Karel Appel





1949, "Hiep, hiep, horah!"

Etiquetas:

Vendo bem...

Quem concordou com a saída do Custódio para o Dínamo? Tendo em atenção as inúmeras fífias do Miguel Veloso este ano não tinha dado jeito, ou esqueceram-se de bons campeonatos prévios, ele que chegou a capitão de equipa?
Quem decidiu a saída rápida em Janeiro de Deivid? Pensavam que estavam a enganar os turcos, mas quem saiu enganado? Vs Purovic, enfim, há comparação?
E no 2008/9, vamos ser menos azelhas nas compras?
E lembrem-se, queremos jogadores cujo objectivo seja serem campeões NO SPORTING e não no clube a seguir...

Etiquetas:

quinta-feira, maio 08, 2008

E então (Francis Picabia)






La Masque et le Miroir, c.1930-45

Etiquetas:

quarta-feira, maio 07, 2008

Hillary


Time to stop.

Etiquetas:

segunda-feira, maio 05, 2008

As mamas e a cirurgia das mesmas

Um amigo meu, médico, comentou-me a rir a polémica que estalou sobre a cirurgia preferencial de funcionárias num Hospital da área do Porto no que diz respeito a redução ou aumento mamários. Eu respondi-lhe que o assunto me parecia grave. Ele retorquiu: "Achas mesmo?".
Depois esclareceu que se estavam a misturar alhos com bugalhos. As cirurgias de redução mamária têm indicação preferencialmente médica, as de aumento indicação exclusivamente estética. As 1ªs têm indicações por patologia de coluna, por sobrepeso na estática do tórax, etc. O meu amigo duvida - mas não sabe -que haja lista de espera numerosa para esta cirurgia, cuja indicação não é frequente, acha ele. As cirurgia de aumento mamário são estéticas, e possivelmente não têm cabimento num Hospital público. Portanto a questão não está em saber se havia uma lista de espera para as mesmas mas sim se o seu acontecer prejudicou alguém - pois terão acontecido na falta de algum doente, nua vaga não esperada de bloco, etc. ao que parece.
Mais ele diz que o atendimento preferencial do pessoal de uma instituição - de saúde ou outra - é uma falsa surpresa, pois ele não se lembra de no tempo das famosas e pretéritas filas para o IRS os funcionários das secções de finanças entrarem na fila para pagar ou de um bancário ficar à espera para fazer um depósito. Interessa saber o quanto uma lista de espera que não deve ser grande - a das cirurgias de redução -é/foi prejudicada por estas intercorrências.
Estamos afinal aqui a falar na realidade de duas coisas : (1) um Hospital fazer "favores" aos seus funcionários custa dinheiro; (2) e parece que um facto não demasiado importante que era do conhecimento de "todos" há bastante tempo só agora chegou aos jornais - porquê?
Esse meu amigo lembrou ainda o caso de outro amigo seu - também médico - que foi operado a um tumor vesical exactamente 4 dias após o diagnóstico ecográfico. Denunciável, não?

Etiquetas: ,