quarta-feira, outubro 31, 2007

Viajando... e Vendo!

Assim se chama o blog que adicionei de um recente bom amigo, e excelente fotógrafo. É disfrutar!

quarta-feira, outubro 24, 2007

Roma 2 Sporting 1


Paulo Bento vai ter alguns problemas em explicar as opções neste jogo. Miguel Veloso a defesa central? Os 90'? A Roma marca e Paredes continua a entrar? Na época 2005-2006 PB aprendeu que substituir Custódio por João Moutinho na base do losango era criar um Sporting mais ofensivo. Na época 2006-2007 aprendeu que com Miguel Veloso nessa mesma base do losango, as coisas corriam ainda melhor. Desaprendemos tudo logo ontem? Uma coisa é um plantel curto, outra coisa é um plantel mal gerido! O Sporting jogou a partir do golo/entrada de Paredes com 10 jogadores! A sequência das entradas teria sido Gladstone, Purovic e Celsinho (era o que havia...). Assim não! VIU-SE que Miguel Veloso já não se lembra bem como é aquilo de defesa central. O jogo foi perdido não por Abel/Tonel - eles são o que são - mas sim por PB, e ponto final!

Etiquetas:

domingo, outubro 14, 2007

Av. Nun'Álvares



Quem olha para a mancha do Porto Poente vê, para além do Parque da Cidade e das nódoas do Queimódromo e do Aeródromo, as hortas e os terrenos abandonados de Nevogilde. Vê mas vai deixar de ver. Não contente com o que fez à Avenida da Boavista, Rui Rio pegou num velho projecto, a Av. Nun´Álvares, para “estruturar” a zona em questão, e decide uma avenida com 4 faixas de rodagem e 37 metros de largo. De toda a área que vai ser intervencionada, apenas 7% ficará para zona verde, a sul, longe por ex. da continuidade óbvia que é o Parque da Cidade. Mais um crime do criminoso do costume…

Etiquetas: ,

sábado, outubro 13, 2007

Óscar Lopes 90 anos


Já foi há anos, um amigo meu, que é médico, fazia urgência num hospital grande do Grande Porto. Um seu amigo fazia urgência com ele. Era assim naqueles tempos, havia amigos no serviço de urgência daquele hospital.
De repente um vem dizer ao outro: “Olha, tenho aqui o Óscar Lopes! Está a vir de Otorrino!” Não interessa a questão médica, nem interessa uma então muito grande dúvida sobre uma decisão terapêutica que lhes pareceu quase homicídio premeditado. Como crianças lutaram para ver quem melhor servia o Mestre para dar-lhe alta. Porque de um Mestre se tratava, embora pequenino, e já então deslocado para uma cadeira de rodas. Óscar Lopes, vivo hoje ainda, 90 anos de idade, é o discreto Mestre dos Mestres. Ou se calhar o único Mestre, pois dos seus discípulos a altura nunca lhe chegou a ultrapassar o calcâneo revestido. “Criou” a Literatura Portuguesa, com António José Saraiva.
Vidé as palavras de Baptista-Bastos.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, outubro 10, 2007

Liencres e o pinhal de entre Furadouro e Maceda



Liencres é uma belíssima (e ventosa) praia cujas dunas - local de gay dating muito aparente - são protegidas como Parque Natural. Este estará mais dedicado à zona arborizada do que propriamente ao interessante cordão dunar, talvez por este se encontrar muito mais... "humanizado", vidé ref. acima.
O rio que se vê desaguar ali é o rio Pas, que umas dezenas de kms antes dá nome ao vale onde se confeccionam os deliciosos "sobaos pasiegos". Na peça do puzzle do meandro que penetra em direcção ao pinhal o Governo Regional fêz um golf de 9 buracos. Discutível... to say the least.



Sugiro a comparação da extensão da cobertura dunar por pinhal em Liencres com a extensão de pinhal plantada - também sobre dunas - em finais do séc. XIX entre o Furadouro e Maceda. Parque quê? A altura das imagens do Google Earth é a mesma. Este nosso pinhal, conhecido popularmente pela "Mata", era aqui há uns anos centro de prostituição e abundante. Lembro-me de num giro matinal (e pueril) pela conhecida como "Estrada da Mata" há aprox. dez anos ter visto uma dezena de prostitutas a dormir no meio dos pinheiros, imagem que não deixava de ter o seu quê de poético...

Etiquetas: ,

Santander







É da praxe dizer que lembra A Coruña, mas será da praxe dizer que também nem tanto... Santander capital a Cantabria, pelo capricho do desenho da sua baía é uma cidade do norte virada a sul, com as praias do El Sardinero botadas para poente. Do pouco que se espreitou, e para o bem e para o mal, é cidade que "tresanda" a qualidade de vida...
Ah, e tem um casino que lembra o da Póvoa, e um café à frente de nome Lisboa, onde se come MAL.

Etiquetas: ,

Marion Jones confessa o que já toda a gente sabia




E que pena... ela era tão simpática...

Etiquetas: ,

domingo, outubro 07, 2007

Sporting 3 Vitória de Guimarães 0


Outro jogo à espera do Ismailov...

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 04, 2007

Benfica 0 Shaktar Donetsk 1

"Águia sofre traumatismo ucraniano".
in Jornal O Jogo

Etiquetas:

Fuentedé




Fuentedé é a porta sul para os topos dos Picos de Europa. Um teleférico de vertigem deixa-nos a 1900m. A partir daí tudo nasce do caminhar que se toma. E não é preciso muito, uma centena de passos consegue afastar-nos do formigal que sobe apenas para ter subido e logo desce, depois de chatear as ovelhas...
A centena de passos dada, e o silêncio está ali.

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 03, 2007

San Vicente de la Barquera










Faltam palavras para descrever a localização fantástica desta pequena cidade pesqueira, na transição de Cantábria para Astúrias. Rodeada de uma vega lagunar onde terminam dois rios, com castelo e igreja a dividirem uma colina plantada entre esses dois braços de água, o que resta da cordilheira cantábrica a poucas dezenas de kms e a golpe de vista, praias à discrição, enfim...
o Google Earth explica, mais umas fotografias...

Etiquetas: ,

Uma Cena Bíblica


Ia Saulo a caminho de Damasco quando o Senhor o fulminou com um raio... foi aí que ele viu a Verdade!

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 01, 2007

... filme indiano

"e estavam-me a violar, contra um pinheiro... e eu a ver as horas a passar!"

Etiquetas:

Leituras, muitas leituras...

Ide ver... Marc Ferro, Le Carré, Gordimer, Jorge Gomes Miranda.

Etiquetas: