quinta-feira, março 29, 2007

7 Grandes Portugueses

Por exemplo:

Amadeo. Maria Helena Vieira da Silva. Carlos Oliveira. Ruy Belo. José Afonso. Paredes. Cesariny. Nemésio. Jorge de Sena. Sá Carneiro, Mário. Eloy, Mário. Pascoaes. Suggia. Herberto Helder. Eugénio de Andrade. Sophia. Almada. Agustina.

Etiquetas:

quinta-feira, março 22, 2007

Joaquim Manuel Magalhães e a Língua Galega

A 10/03 no semanário Expresso JMM tece algumas considerações sobre um livro de Ivo Cruz (julgo ser este o nome) que faz a história do Português, e aí aproveita para desancar o Galego.
Primeiro, elogia o facto de em livro se assumir ser o Galego e o Português línguas diferentes. Este é um facto que a prática torna óbvio, embora tal decisão deva ser do domínio dos linguistas. Certo é que, trabalhando eu em área profissional onde a presença de espanhóis é grande, a integração linguística dos originários das terras de riba-Minho é bastante mais fácil, sobretudo para aqueles que são originariamente galego-falantes...
Sendo o Galego língua outra, não deixa de ser irmã quase-gémea, sendo que as "dissonâncias" de que o autor do texto se queixa, digamos que de uma forma pouco elegante, podem ser arcaísmos, ruralismos, sinais apenas de uma evolução outra, ou de uma interacção com o castelhano distinta, etc. São é o que são, truísmo que a todas as línguas se aplica, sem mais. Depois pode-se não gostar. Eu, a mim, o Eslovaco por ex. cai-me mal.
O pobre Galego, cuja história JMM talvez desconheça, mas que inclui o "parimento" do seu tão caro Português, difícil tem já com medir-se no espaço espanhol com a língua de Cervantes. Ainda mais quando Rosalia para o fazer seu teve que andar dele à procura. Proibidos pelos próprios (Franco, galego de nascimento), desprezado por Madrid e, pelos vistos também por Lisboa (na pessoa de JMM), é esta língua pobre e maltratada, mas o código genético não deixa mentir: se formos raspar umas "celulinhas" à língua de JMM, tentando não maltratar as gustativas papilas, por muito coimbrã ou lisboeta que seja, por aí andarão os genes de Lugo, de Ourense, de Santiago.
Eu sei que o Português maduro foi moldado em Coimbra e Lisboa, eu sei.
Eu sei, eu vi, que os poetas galegos às vezes declamam em galego e depois agradecem os aplausos em castelhano, eu sei. Eu vi.
Mas contra factos não há argumentos: a estátua de Rosalia nesta cidade do Porto, a própria Rosalia, Castelao, ou por exemplo os Rivas de hoje, que buscam (ou nem precisam buscar) a publicação também em castelhano como um facto natural e não um pseudo-oportunismo, não mereciam o que foi escrito.
JMM nasceu na Régua, povoação que não é raiana, mas é aqui perto. Venha um dia desses cá acima. Sugiro-lhe depois um passeio pela raia, do Alto Minho, do Larouco, de Chaves. Saltite um pouco a fronteira. E experimente umas falas com as gentes de um e do outro lado. Compare, e aprenda. Onde nasceu a língua que é a sua.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 21, 2007

Pingue-Pongue

Um dos problemas da esquerda é permitir que a Helena Matos tenha razão, na carta do Mantorras como em outras coisas.
Angola tem a pior mortalidade infantil do mundo (183/1000 !!!!) - curiosamente pior que a de Moçambique, Timor Leste, S.Tomé (apenas 43/1000, por ex.), Guiné Bissau...
É ao mesmo tempo a 5ª economia em crescimento mais rápido do mundo, sendo actualmente o 11º maior PIB de África. Vai ultrapassar a Nigéria como maior exportador subsahariano de petróleo.

Etiquetas:

3,9%

A maior parte de nós sabe como se conseguiu este número.
Um fim em si que terá justificado todos os meios.

Etiquetas:

MFR

O que estamos todos a precisar é de ligar a Máquina de Fazer Rir!

Etiquetas:

4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ,19 ,20/M.

Um preço?
Também a foda.
Que é jogo, laço,
Dados que serão
Um ao outro.
E amarrados.

$$

Campo de jogos.

O passado hemiciclo.
Onde os anos
Entre si discutem,
Tratam.

$$

Em pedra
O relógio
Que nos
Rege.

$$

Queres?
Não te levo

Nada - de
Aqui -
Estares.

$$

E era uma flor,
Mesmo pisada,
Uma flor.
O chão à volta
Ampliava o
Mesmo desenho.

$$

E a rapariga com um
Olhar chão
Resolveu nunca mais
Voltar a abrir as pernas
Dele.

$$

O genocídio é uma
Coisa que se pode
Praticar em casa ou
No campo, no meio
De uma praça não
Costuma ser
Possível pois
Por ali costuma
Haver uma estátua
Em Madrid o silêncio
É difícil mas uma
Vez encontrado
Torna-se insolúvel,

Fica ali caído
Para sempre.

$$

Alice!

$$

Onde estão as árvores
Para caminhar entre
Elas em minoria,
Onde está esse bosque
Tanto para que as
Mesmas árvores
Percam o medo
E decidam elas
Caminhar.

$$

Os jogos.
Que tinham regras.

$$

As minhas armas
Ainda não foram testadas.

$$

Saio, saio
Pelo meio da tarde,
Por entre os carros,
E as pessoas,
Que vêm, e agarro
Todas as cores e
Cresço.

Chego a casa
Enorme.

$$

E se não houver um
Fim preciso?

$$

Faço enfim de
Volta a VCI em
Silêncio, um gosto
Ao sangue do dia
Na boca.


$$

As cores, lembro-me
Sobretudo das cores.
Detalhe de insecto
No tecto de uma cozinha,
A sua assinatura,
Senhor polícia.

$$

A lógica de um anjo
Que guarda perde hoje
Sentido.
Nada, nem
O sopro divino,
É hoje por igual.

Etiquetas:

domingo, março 18, 2007

Tinha mesmo antes pedido o Cartão-Cliente do El Corte Inglês

“Se leva Hindemith, leva uma referência no ensino da música.”.
“Não, já não estou no conservatório. O instrumento? Saxofone. Ainda toco, junto-me com uns amigos, temos um quarteto de saxofones. Está a ver aquela fotografia ali? A mão é minha.”.
“O conservatório é puxado, e os livros do Hindemith ainda mais. Uma vez com o meu professor em exame, era para reconhecer um Re bemol, e não consegui. O exame de composição é lixado, duas horas fechado com um piano, pode-se levar os livros que quiser, não adianta.”.
“Olhe, hoje à tarde vai tocar aí o … se quiser aparecer…”

Etiquetas:

sábado, março 17, 2007

A Ota enquanto micotoxina

"O Comité Científico da Alimentação Humana (CCAH)concluiu, no parecer que emitiu em 17 de Setembro de 1998, que a OTA era uma micotoxina que possuía propriedades cancerígenas, nefrotóxicas, teratogénicas, imunotóxicas e possivelmente neurotóxicas. O comité mencionou também que estão em curso outros estudos para elucidar os mecanismos envolvidos na carcinogenicidade da OTA. Prevê-se que o projecto europeu de investigação sobre os mecanismos da carcinogenecidade induzida pela OTA esteja concluído em finais de 2004. Assim que os resultados do estudo estiverem disponíveis, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) será chamada pela Comissão a actualizar o parecer do Comité Científico da Alimentação Humana à luz destes resultados.
Foi avaliada a ingestão alimentar de OTA pela população da Comunidade, no âmbito da Directiva 1993/5/CEE do Conselho, de 25 de Fevereiro de 1993, relativa à assistência dos Estados-Membros à Comissão e à sua cooperação na análise científica de questões relacionadas com os produtos alimentares (SCOOP). Os cereais e os produtos derivados dos cereais constituem o principal factor de exposição à OTA. O vinho, o café e a cerveja foram também considerados como factores significativos da exposição humana à OTA. A uva passa e o sumo de uva contribuem de forma significativa para a exposição à OTA de categorias específicas de grupos vulneráveis de consumidores, como as crianças.
O Regulamento (CE) n.º 466/2001 fixou um nível máximo de OTA para os cereais e os produtos derivados dos cereais e para a uva passa. O teor em OTA na cerveja é indirectamente controlado na medida em que a ocritoxina A na cerveja tem origem na presença desta microtoxina no malte, para o qual foi estabelecido um limite máximo. A fixação de níveis máximos para a OTA na cerveja não é, pois, reputada imediatamente necessária para fins de protecção da saúde pública, mas deve ser considerada na perspectiva do reexame previsto.
Dado o significativo contributo do vinho e do café torrado, juntamente com o café solúvel, para a exposição humana à OTA bem como do sumo de uva para a exposição das crianças à mesma, é oportuno fixar desde já para estes produtos alimentares níveis máximos, a fim de proteger a saúde pública, evitando a distribuição de produtos contaminados em graus inaceitavelmente elevados.
A presença de OTA também foi observada noutros frutos secos para além da uva passa, no cacau e produtos derivados, nas especiarias e no alcaçuz. A oportunidade defixar um nível máximo de OTA nestes produtos alimentares, incluindo o café verde, assim como de rever os níveis máximos existentes, será considerada quando estiver disponível a avaliação da EFSA dos resultados do estudo da toxicologia da OTA."
Jornal das Comunidades Europeias, 2005.

Etiquetas:

quinta-feira, março 15, 2007

Iremos trocar de patrão?


Quase tão na moda como a expressão "flexisegurança" está esse outro paradigma da confusão confusa das expressões políticas que é a "democracia musculada".

Fala-se por exemplo de "democracia musculada" a propósito de Vladimir Putin e da Federação Russa. A "maiúscula" no músculo, claro.

Curiosamente também às vezes se aplica a expressão democracia "musculada" para falar de como o governo no poder em Portugal afronta as suas várias batalhas com uma já habitual agressividade contra aparentemente "tudo e todos", mas com sondagens cada vez mais favoráveis na opinião pública.

Governante mais popular do que Sócrates? Se calhar só Putin. Ou viceversa, não sei, se calhar estarão nivelados. Um corre, o outro pratica judo. São ambos especialistas de secretas, embora um deles só recentemente.

Claro que Putin não pode ser reeleito, mas não vejo quem melhor o possa substituir... e podíamos receber em troca então o "ucraniano" Vladimir, para tratar de umas obras...

Etiquetas:

Outra Vez Infinito Particular


Uma reaudição mais atenta tem-me ajudado a "adquirir" mais este disco de Marisa Monte, nado e criado no ano que passou. E, para além da sequela "tribalista" razoavelmente perceptível, há também aqui uma homenagem a Caetano e um determinado som anos 60 brasileiro, e lembro-me agora do disco "Domingo", com Gal Costa. Um som que era indeciso, inocente, adolescente, de quem ainda só agora (então) começou (começara) a provar o amor. Homenagem, colagem, recuperação... que soa muito bem, soa. Afinal, um dos discos de 2006, tal como consta da selecção do New York Times...

Etiquetas:

segunda-feira, março 05, 2007

Nem percebo


... para que há um campeonato, quando sabemos já de antemão quem vai ganhar.

O sr. Paulo Costa, honesto e competente árbitro da A.F.Porto e homem de negócios ali pelo Marco de Canavezes, mais seu assistente, obviamente não têm culpa...

Etiquetas:

domingo, março 04, 2007

17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28/F, 1, 2, 3/M

Vem, podes subir.

$
$

Do amor as asas.
Mas a melhor
Vida faz-se caminhando.

$
$

Das lágrimas que não verto
Farei um sacrário
E dentro porei
Um pedaço de carvão.
Ao morrer, com as
Minhas cinzas
Misturadas
Poderei enfim arder.

$
$

Enumero
Pelos dedos –

Que toquei.

$
$

A noite, tão
Cedo. E
Logo, a
Decisão.

$
$

O rebelde retomando
O navio, mas
Sem comando este,
Nm velame, nem mastros
Nem leme, um
Completo
Não

No centro mesmo
Do oceano.

$
$

Deu-la-deu Martins
Era, eu acho,
Um bom nome
Para um hospital,
Se compararmos.

$
$

Vivo já sem
Espelhos que falem
Comigo.

$
$

Na noite nada
Reflecte, os teus olhos
Portanto onde estão?
O que queres?

$
$

Curiosamente,
Nuns viveiros
Que visitei recentemente

Tu não estavas.

$
$

Ainda ontem
Peguei na
Enxada.

$
$

Tanta é esta sorte
Que perturba,
O tê-la e bem
Não saber ler,
Contracto
Escrito em
Letra pequena.

$
$

Silk Cut era,
Dizias,
Um cigarro de
Gaja.

$
$

Tu e eu.

Levam-nos.

$
$

O sol, bem sabes,
Não muda nada.

Etiquetas: